terça-feira, março 16, 2010

JOVENS NÃO PODEM CONTINUAR MORRENDO , MENTE VAZIA É OFICINA DA MORTE DA VIOLÊNCIA...

Todas as escolas estaduais profissionalizantes
Você já imaginou quantos jovens deixariam de ir para as drogas, largariam a ociosidade e seriam empregados se todas as escolas estaduais fossem profissionalizantes? Esse é um dos meus maiores sonhos. Para que científico se os jovens saem dele sem aprender nenhuma profissão? E, quanto mais cedo se profissionalizarem, melhor. Não podemos esperar 18 anos para que isso aconteça. A partir dos 13 anos, a garotada tem que começar a aprender uma profissão. Como diz o ditado popular, "mente vazia é oficina de satanás". Jovens precisam estar ocupando a mente com coisas sadias. Com a profissionalização, meninos e meninas de famílias humildes que não podem bancar sua faculdade conseguiriam recursos para pagar o seu próprio curso superior. Isso porque as chances de conseguirem emprego após o ensino médio (profissionalizante) seriam maiores.
Nossos governantes precisam atentar para isso. Temos indústrias e empresas no Estado do Rio de Janeiro que acabam contratando mão-de-obra de outros estados e até de outros países porque faltam jovens qualificados aqui. Isso afeta o desenvolvimento da nossa economia e a competitividade do Brasil lá fora.
Temos uma juventude linda, cheia de potencial e inteligente que só precisa de oportunidade. Oportunidade de aprender uma profissão. No meu primeiro mandato de vereadora, criei a Lei do Primeiro Emprego que o presidente Lula adotou em todo o país. Agora, precisamos dar mais um passo. E, para isso, dependemos da sensibilidade das nossas autoridades para entenderem que o futuro melhor do Brasil depende do investimento nos nossos jovens.