terça-feira, março 23, 2010

CORRENTE CONTRA A MALDIÇÃO DO CRACK

Não podemos deixar que a praga do crack continue destruindo a vida de tantos jovens. Vamos fazer uma corrente contra esse mal. Se nunca usou, nem experimente. E se já é usuário da droga, procure ajuda em algum centro que trabalhe com dependência química.
O crack tem efeito devastador e muito rápido no organismo. Não existe consumo social dessa droga. O usuário logo se torna dependente. O crack causa irritabilidade, depressão, paranóia e violência. Essa droga maldita também afeta a memória e sem falar que acelera os batimentos cardíacos, aumentando a pressão arterial.
Veja o crescimento absurdo do crack no levantamento do Núcleo de Estudos e Pesquisas em Atenção ao Uso de Drogas (Nepad), da Uerj: em 2005, dos 200 dependentes de cocaína que procuraram atendimento na instituição, apenas um era viciado também em crack. Já em 2008, o número de usuários de crack chegou a 57,3% dos mesmos 200 atendimentos, superando a quantidade de usuários em cocaína em tratamento.
Alô, prefeitura, governo, autoridades! Precisamos de políticas de ocupação e profissionalização para os jovens. Mente vazia é oficina da violência. Jovem precisa de estímulo, de atividades, de perspectivas. Se não, vêm as drogas, o tráfico e fazem dele presa fácil. Sai muito mais barato trabalhar a prevenção do que fazer o tratamento depois. Fala-se tanto em ordem pública. A prefeitura tem andado preocupada com os mijões dos espaços públicos. Não vai existir ordem enquanto milhares de jovens estiverem a mercê das drogas, do tráfico, sem oportunidades de aprenderem uma profissão e trabalharem. Chega de hipocrisia!