terça-feira, março 23, 2010

GRAVIDEZ TEM HORA...

A falta de educação sexual nas escolas e de estrutura familiar tem levado muitas meninas a engravidarem antes do tempo. A maternidade foi uma das coisas mais lindas que Deus criou. Mas na hora certa. Na adolescência, traz muitas complicações. O grande problema acontece porque a adolescente não é criança nem adulta. Sua personalidade está em formação. Ela não está preparada fisicamente nem psicologicamente para ser mãe. E muitas meninas se enganam com a idéia de que "comigo não acontece.”

Convenhamos, não adianta culpar só as famílias pelo problema da gravidez na adolescência. Onde estão políticas fortes e permanentes do Governo para evitar esse problema? Campanhas de vez em quando não resolvem. Educação sexual tem que ser matéria escolar, como português e matemática. Mas as unidades de ensino tratam a sexualidade superficialmente. Elas estão mais preocupadas em preparar para o vestibular do que com as questões sociais.

Como vereadoGrara, criei uma lei para implantação de programas de educação sexual nas escolas do município e junto às famílias, mas o prefeito não regulamentou. Os educadores têm que orientar a garotada não só sobre a importância de usar camisinha ou outros métodos para evitar AIDS, várias doenças e filhos antes da hora, mas também precisam ensinar aos jovens planejamento familiar. Mostrar a eles quanto custa criar um filho e todas as conseqüências de ser mãe e pai.

O sábio Salomão já dizia que há tempo para tudo. Quando aceleramos uma etapa, comemos a sobremesa antes do jantar, colhemos os frutos dessa escolha.

Glamouroso, glamourosa, pense primeiro em estudar, se profissionalizar. Monte uma estrutura para sua futura família para não chorar mais tarde. Muitas crianças estão abandonadas e muitos jovens sem perspectivas porque nasceram sem planejamento.Você não quer isso para a sua família. Quer?